quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Reformar, por que não?

Um dos termos mais adequados para a palavra reformar é corrigir, e corrigir implica em ver um erro e a partir disso tomar a devida providência. O pensamento inicial do reformador protestante na Germânia, Martinho Lutero, como muito já é conhecido Lutero foi um dos propulsores do movimento de reformar pela Europa, sua insatisfação com alguns termos empregados pela igreja católica, inquietou a sua alma, não aguentando ver o povo alemão sendo ludibriado, tomou a devida providencia para o seu tempo. Era comum colocar teses e avisos na porta do castelo de Wittenberg, mas incomum era alguém tomar a atitude de Lutero, já que a insatisfação de ver uma heresia sendo propagada, gerou em Lutero 95 motivos, 95 revoltas, 95 ideias inconvenientes ao império de sua época. 

Não quero com esse texto cometer anacronismos, mas não quero deixar de dar o devido mérito a Lutero, por ter sido entregue e Deus o fez instrumento para sua época, conheço bem as tais coisas que ele fez. Tive a oportunidade de falar sobre a reforma em uma conferência no seminário teológico que me formou, e uma das coisas da qual ouvi do Youtuber Yago Martins, é que a “reforma não se baseia no caráter libado de Lutero, mas sim no que ele redescobriu e estudou e evidenciou”, o que Yago está falando brilhantemente é que a obra de Cristo não está baseada no caráter inconstante de alguém. Seguindo a linha de pensamento, olha o caráter de Pedro, quanta “dor de cabeça” ele não fez o Cristo passar, em alguns relatos como em Mateus 8 e Cristo no barco, Mateus 16 após reconhecer que Jesus era o Cristo salvador e o que salva a humanidade com sua justiça, e até mesmo durante a o julgamento de Cristo, como diz o relato bíblico, Pedro vai negar 3 vezes, ele que dizia que morreria, e ainda assim ele deixou o seu rebanho sob os cuidados de Pedro.

A grande lição que tiro do que já foi exposto sobre reforma, e o combate a heresia e não deixar espaço para soberba, para acreditar que eu somente dou conta e simplesmente posso promover uma reforma autentica e que agrade a Deus, se primeiro não for planejada por ele. Me lembro do meu professor e atual pastor presidente de minha igreja Rivelino Aquino, que em uma aula de homilética, enfatizando deveríamos pregar somente a bíblia, e em certo momento da aula, ele falou o porquê a bíblia e não a heresia, ele disse “O grande problema da heresia é que ele vem para roubar a glória que é devida a Cristo, e tenta dar a qualquer outro princípio, o que primordialmente é de Cristo. ” Claro que esse conceito foi estudado e exposto por muitos, não foi ele que inventou o conceito, mas ele o adequou para sua aula e vida. A heresia tem por pior destronar a Cristo e torna-lo complicado, ou pior, tratando sua salvação como princípio meritório, mas a humildade de saber quem somos é suficiente para saber quem Cristo é.                          


                                                                                                                         Anderson Mattos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Uma geração que precisa de Deus

A iminência quanto ao evangelho, para está geração, está intimamente ligada às decorrências da pecaminosidade desenfreada do homem. É de ...